sábado, 22 de novembro de 2014

Biblioteca volante com acervo de mais de 1,5 mil livros visita Rio das Ostras

Uma parceria com a Secretaria de Educação, o Rodas de Livros possibilita o empréstimo de até duas obras por morador cadastrado



 O projeto “Rodas de Livros”vem se somar às iniciativas desenvolvidas em Rio das Ostras para incentivar a leitura. Estacionado na Praça São Pedro, no Centro, desde esta segunda, 17, o ônibus-biblioteca reúne mais de 1.500 livros que podem ser emprestados gratuitamente aos moradores até o dia 28 de novembro, período em que estará na Cidade. Para se cadastrar e levar até dois livros, é preciso apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência. O funcionamento é sempre das 9h às 16h.

Com um acervo variado, o “Roda de Livros” reúne literatura infantojuvenil, obras voltadas para os adultos, além de títulos em braille e com letras grandes, para pessoas com deficiência visual. A biblioteca-adaptada fica no Centro até o dia 21 e na segunda, 24, segue para a Praça Jaime Rodrigues Villar, no Jardim Mariléa. Atividades culturais, como apresentações de teatro e contação de histórias, animam o projeto durante a sua permanência em Rio das Ostras.
“Nossa cidade nunca reuniu tantas iniciativas para incentivar à leitura como agora. Além do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação, contamos com o Ponto de Leitura, que funciona na Casa de Cultura, e com ações realizadas na Biblioteca Municipal pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. A parceria com a “Rodas de Livros”, que tem essa característica de ficar nas praças, é algo maravilhoso, que contribuí com as ações promovidas pela Prefeitura”, afirma Juliana Ramos, diretora do Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação.
Na abertura do projeto, que teve contação de histórias promovida pela equipe da Divisão de Formação e Orientação Literária da Secretaria de Educação, estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Hélio Sarzedas, de Rocha Leão. A subsecretária de Educação, Dalva Fragoso, também participou da solenidade, Durante as duas semanas que o “Rodas de Leitura” permanecerá na Cidade, haverá visitas dos estudantes das unidades de ensino da Rede Municipal.

PROJETO – Iniciado há dois anos por Cristina Figueiredo, ex-diretora da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o projeto hoje conta com três ônibus-bibliotecas. Um deles circula no Rio de Janeiro no projeto pioneiro “Livros nas Praças”, outro na Baixada Fluminense e, o terceiro, começa a rodar o interior por meio do “Rodas de Livros”. “Começamos com obras infantojuvenis e, a partir do interesse dos pais, que acompanhavam seus filhos, decidimos também incluir títulos adultos no acervo”, conta Cristina.







Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA