sábado, 25 de outubro de 2014

Rio reaproveitou dois milhões e 662 mil litros de óleo de cozinha em 2014

A maioria foi reutilizada para a fabricação de sabão

As 45 cooperativas cadastradas no Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove) da Secretaria de Estado do Ambiente, reutilizaram, de janeiro até setembro deste ano, 2.662.888 de óleo de cozinha. Do total recolhido, 98% do óleo de cozinha vão ser reutilizados na fabricação de sabão.

A iniciativa visa estimular a criação de cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e líquidos e a geração de trabalho e renda para catadores organizados, além preservar o meio ambiente.

A maior parte do óleo de cozinha, usados nas residências e no comércio, é despejada em ralos. O descarte indevido causa entupimento das tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto, acarretando prejuízos a população e as empresas prestadoras de serviço público.

De acordo com o coordenador do Prove Eduardo Caetano, o óleo de fritura usado deve ser disposto em garrafas PET. “Para o armazenamento, o condomínio/ estabelecimento comercial deve contatar uma cooperativa de catadores cadastrada no PROVE ou o próprio programa, que irá até o local para recolher o material”, explicou o coordenador do Prove, Eduardo Caetano.

Para incentivar ainda mais a população a adotar essa boa prática sustentável, aconteceu no Clube de Engenharia, na última quinta (23/10), a palestra “Óleo de cozinha usado: coleta, reciclagem e seus benefícios para o meio ambiente”. A palestra de Eduardo Caetano se pautou na importância de três pontos: a coleta como um canal eficiente para a redução dos danos causados do óleo de cozinha ao ambiente; as cooperativas como um caminho para a geração de trabalho e renda dos catadores e a indústria, que usa esse insumo básico na fabricação de sabão pastoso e diesel.



Vale lembrar que em 2013 o Prove recolheu quatro milhões de litros de óleo de cozinha de residências e estabelecimentos comerciais do Estado do RJ. Para informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios, os interessados devem contatar o Prove pelos telefones (21) 2334-5902 ou (21) 2223-2664, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo email prove@ambiente.rj.gov.br.






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA