quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Inscrições para seleção do curso de técnico em química serão de 30 de setembro a 31 de outubro

Curso oferece 40 vagas a serem preenchidas através de processo seletivo. Edital já foi divulgado e prova está marcada para 16 de novembro

As inscrições para o processo seletivo da terceira turma do curso de técnico em química industrial, que é gratuito, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Cantagalo e a Lafarge, controladora da fábrica de cimento Mauá, serão recebidas de 30 de setembro a 31 de outubro e deverão ser efetuadas no auditório da Secretaria de Educação (Praça João XXIII, 145 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. No edital estão relacionados os documentos necessários. O candidato também deverá, por opção (não é obrigatório), levar 2 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais.

O edital, com todas as informações sobre a seleção, está à disposição dos interessados tanto na Secretaria de Educação quanto na página da Prefeitura na internet – www.cantagalo.rj.gov.br –, onde poderá ser baixado. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 vagas, das quais 60% (24 vagas) serão destinadas aos candidatos, aprovados no processo seletivo, que tenham cursado o ensino médio em escola das redes públicas federal, estadual ou municipal. Poderão participar da seleção candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o ensino médio até a realização das matrículas, marcadas para os dias 17 e 18 de dezembro, também na Secretaria de Educação, das 13h às 18h.

Ao se inscrever, o candidato receberá um comprovante de inscrição (CI), que deverá ser apresentado no dia da prova, marcada para 16 de novembro (domingo), às 9 horas, e com duração de três horas, no Colégio Estadual Lameira de Andrade (Rua Dr. Cássio Passos Barreto, 111, – Centro). A prova, na modalidade escrita, será classificatória e constituída de 40 questões, das quais 20 de química geral e físico-química, 10 de matemática e 10 de língua portuguesa.

As regras constantes do edital são semelhantes às de um concurso público. O edital deve ser lido atentamente, pois contém informações primordiais a respeito da seleção. O curso terá duração de 18 meses. As aulas – teóricas e práticas – são presenciais e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, na Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, no Santo Antônio (Estrada RJ-160, km 8).

O curso é composto de três módulos, com carga horária total de 1,4 mil horas. Os estágios, na fase prática, também são obrigatórios para a garantia do recebimento do diploma ao final do curso.

Com a conclusão do curso, os novos profissionais terão diploma garantido no mercado de trabalho – que oferece salário médio de R$ 1,8 mil –, já que o curso de Cantagalo, que é totalmente gratuito, tem registro no Conselho Regional de Química da 3ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo), além de parecer favorável do Conselho Federal de Química (CFQ).

Na parceria, a Prefeitura de Cantagalo participa com a cessão do local para a realização das aulas, garantindo, ainda, o corpo docente, com contratação temporária de professores para as aulas práticas e técnicas, além de profissionais para as aulas das disciplinas básicas, no modo teórico, como língua portuguesa, matemática, química, entre outras. Já a Lafarge participa com a estrutura técnica, oferecendo completo laboratório para a instalação do curso, montado também na Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival.

MERCADO – Pesquisas apontam que 80% dos alunos com formação técnica têm conseguido boas colocações no mercado de trabalho e melhor reconhecimento nas empresas. Possuir o certificado de ensino técnico consiste em um diferencial significativo em relação aos alunos que possuem somente o ensino médio. As oportunidades de trabalho para quem possui cursos de nível técnico têm aumentado cada vez mais.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA