sábado, 13 de setembro de 2014

Fiscalização inicia campanha educativa para usuários de bicicletas



Todos os dias centenas de bicicletas ficam presas em árvores e estacionadas nas calçadas, impedindo a circulação de pedestres no Centro do primeiro distrito de Magé.
O estudo realizado pelas equipes de fiscalização municipal revelou que somente na última quarta-feira (9), 108 bicicletas amarradas nas grades e árvores da Praça Dr. Nilo Peçanha, outras 91 na Praça Getúlio Vargas nas proximidades da 65ª DP e mais três amarradas em árvores da Praça Roberto Silveira, próximo ao Colégio Estadual Visconde de Mauá.

"Iniciamos esta ação para atender a grande demanda de pedidos da população. Muitas pessoas têm reclamado que são obrigadas a andar na rua porque muitas bicicletas atrapalham o trânsito de pedestres. Inclusive flagramos mães que tiveram que passar com carrinhos de bebê no meio da rua por não ter espaço na calçada", esclareceu o diretor do Departamento de Fiscalização, Raphael Marquetti Faria.

Por isso, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda iniciaram na última semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma campanha para orientar os usuários de bicicletas no Centro do primeiro distrito de Magé, com cartazes chamando a atenção nos locais onde é proibido colocar bicicletas e também com adesivos no assento das bicicletas para conscientizar a população.

Faria alerta: "Não estamos apreendendo bicicletas, nem aplicando multas. Nossos agentes estão nas ruas para orientar e advertir os usuários. Sabemos que é um meio de transporte importante, mas é preciso respeitar o código de postura municipal e o bem estar coletivo", complementa.

De acordo com o artigo 144 da Lei 1031 de 1991 da Legislação de Postura municipal é proibido impedir, por quaisquer meios, o livre trânsito de pedestres e veículos nas ruas, praças, passeios, estradas, e caminha público, exceto para efeito de obras públicas ou quando exigências policiais determinarem. Em caso de descumprimento, a pena é de multa no valor de R$ 109,62 e apreensão.

Orientação e solução 

O projeto de urbanização do Centro do primeiro distrito de Magé, da Secretaria Municipal de Habitação de Urbanismo, que instalou as ciclofaixas exclusivas para o trânsito das bicicletas e o Passeio Público da Rua Dr. Siqueira, também formulou o projeto do Mercado Popular e do Bicicletário, que interliga a Rua Pio XII e a Rua Saquarema.

Este espaço terá 140 vagas para os usuários guardarem suas bicicletas, e vai reunir o comércio ambulante com barracas e banheiros adaptados para atender pessoas com necessidades especiais. 



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA