quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Itaperuna: Semana da Saúde no Bairro Guaritá

Em Itaperuna, RJ, acontece durante esta semana (18 a 22 de agosto), a Semana da Saúde no Bairro Guaritá. Dentre as inúmeras ações oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, destaque para palestras com os seguintes temas: nutrição, alimentação saudável, hipertensão arterial, formas de controle da obesidade e pressão alta, dentre outros temas.
Coube ao prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, abrir oficialmente o evento. Durante sua fala, o prefeito deixou claro a sua preocupação com a saúde da população. O prefeito ainda disse que a atual administração não tem medido esforços para contemplar o município com melhorias no setor. Alfredo lembrou ainda que a parceria com a sociedade organizada, seja ela associações de moradores ou mesmo as igrejas, é de suma importância para a melhoria dos serviços. “Vivi e convivi aqui uma boa parte de minha vida, tenho uma história muito bonita com esse bairro. Esse momento é muito gratificante”, diz Alfredão.
O prefeito aproveitou a presença da enfermeira da Unidade de Saúde do Guaritá, Cláudia Cardoso Milato, a fim de parabenizar toda a equipe que atende na referida unidade. Já a enfermeira Claudia falou aos participantes sobre os serviços oferecidos.“A Unidade de Saúde do Guaritá oferece vários tipos de serviços, tais como acolhimento, aconselhamento, consultas, aferição de pressão, planejamento familiar, procedimentos anticonceptivos, DIL, acompanhamento do pré-natal, puerpério, teste de glicemia, medias antropométricas entre outros”, reforça Cláudia.
QUALIDADE DE VIDA
O enfermeiro Antônio Martins Junior, idealizador da Semana da Saúde, palestrou sobre a hipertensão arterial (pressão alta) e suas relações com uma boa alimentação. O tema foi direcionado a hipertensos e diabéticos, mas, serviu também como um alerta para quem ainda não tem a doença. Ele falou sobre a importância da prática de exercícios físicos e de uma alimentação adequada, como prevenção a esse tipo de doença. “A intenção é conscientizar as pessoas sobre os riscos que sofrem especialmente aqueles pacientes que já lidam com o processo de pressão alta. A pessoa que sofre de pressão alta deve ter um cuidado especial voltada à aferição de pressão, sintomas e sinais, e a verificação do peso e medidas, principalmente a abdominal, com o propósito de avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), para que não venham ter um infarto”, explica.
Para Gesiney Botelho, coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), a integração entre a sociedade civil organizada, seja ela representada por uma entendida religiosa ou outros, mostra que o controle social é uma ferramenta necessária para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “A Secretaria de Saúde, enquanto poder público está sempre incentivando este tipo de encontro, orientando e auxiliando da melhor forma possível. Para o evento em questão, disponibilizamos folders e cartazes, além de técnicos do setor”,informa Gesiney.
O pastor da Igreja Assembleia de Deus do Guaritá, Sebastião Henrique, colocou o espaço da igreja à disposição para futuras ações. “Sempre que for necessário estaremos à disposição da Secretaria de Saúde e demais secretarias. As informações e as palestras são muito esclarecedoras. Aproveito a oportunidade para convidar a todos a participarem deste momento. Durante toda a semana teremos nutricionistas e outros profissionais para atendê-los”, finaliza o pastor.


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do NICES, em parceria com a Assembleia de Deus do Bairro Guaritá realizam a Semana da Saúde, que acontece de 18 a 22 de agosto, a partir das 19h30min, no salão da Igreja Assembleia de Deus do Guaritá – Vinhosa.



 Informações :NICES 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA