terça-feira, 26 de agosto de 2014

Alerta SMS: Defesa Civil usa tecnologia para prevenção de desastres

O departamento de telecomunicações da Prefeitura de Magé envia a cada mês 45 mil mensagens, em média, aos celulares dos moradores cadastrados no serviço da Defesa Civil municipal com a previsão do tempo, alertas sobre riscos de enchente e cheia nos rios, entre outros desastres naturais.
Desde setembro de 2013, o governo municipal investe no sistema de envio de mensagens de texto pensando na proteção das famílias que moram em áreas de risco. Tudo faz parte do plano de contingência da cidade, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), pensando no perfil de cada um dos seis distritos mageenses.
Com o exemplo bem sucedido no município e em cidades vizinhas, o Ministério Público Federal convocou as operadoras de celular para discutir o fornecimento do serviço de envio do SMS gratuito, no primeiro semestre de 2014.
Uma novidade que ajuda a aumentar o alcance da população e salvar vidas, na análise de Gilber Câmara, coordenador do Compdec em Magé. "Com esse serviço gratuito vamos alcançar muito mais pessoas e conseguir maior adesão. Nosso cadastro foi através das visitas dos agentes e da população que se interessou em receber as informações e se cadastrou por e-mail e telefone", disse.
Sempre alerta
Em períodos de festas com grande aglomeração de pessoas, como o carnaval, um volume significativo de chuva atingiu a cidade e a região serrana em 2014. A Central de Monitoramento da Defesa Civil, que acompanha em tempo real as condições climáticas, identificou a possibilidade de cheias que ofereciam risco à população nas proximidades de cachoeiras e rios. Um alerta foi enviado avisando sobre a chuva e outro sobre o risco de enchente. Enquanto isso, agentes que trabalham na 'Operação Verão' nas cachoeiras, retiraram os visitantes como medida preventiva.
O serviço está disponível para todos. Os moradores interessados em receber as mensagens de texto, basta se cadastrar enviando seus dados (nome completo, DDD+número de celular e endereço com bairro) através do e-mail: defesacivil@mage.rj.gov.br ou por telefone: (21) 2647-5431.
 Ascom Magé

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA