quarta-feira, 23 de julho de 2014

Natividade faz 1ª ação para prevenir a febre maculosa após mortes na região

O Setor de Vigilância Epidemiologia e de Imunização de Natividade, no Noroeste Fluminense, está realizando, nesta quarta-feira (23), a primeira ação para prevenir a febre maculosa. A secretaria de Estado de Saúde já confirmou três mortes provocadas pela doença em Natividade e Varre-Sai, além de outros 85 casos suspeitos na região.
Cerca de 39 agentes de saúde e sete enfermeiros distribuíram panfletos e conversaram com os moradores, dando orientações quanto a prevenção da febre maculosa. Na próxima semana, haverá um novo dia D, nas localidades de Ourania e Querendo, na zona rural, que é a região que mais preocupa.
O principal transmissor da febre maculosa é o chamado carrapato estrela, que na região Norte e Noroeste é encontrado em capivaras. A secretaria de saúde orienta evitar ficar próximo desses animais e não alimentá-los. Para quem trabalha na zona rural a dica é usar roupas claras e equipamentos de segurança como luvas e botas.
A febre maculosa tem tratamento e para aumentar as chances de cura ela precisa ser diagnosticada bem no início. Os sintomas são manchas pelo corpo, dor de cabeça e muscular. A automedicação pode atrapalhar o diagnóstico da febre maculosa. O ideal é procurar o posto de saúde mais próximo.


G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA