terça-feira, 10 de junho de 2014

Selo marca comemoração dos 449 anos de Magé

Para marcar o aniversário de 449 anos da cidade de Magé, o Governo Municipal e os Correios lançaram na última segunda-feira, 9 de junho, um selo comemorativo ilustrado pelo Poço Bento, ponto turístico religioso da cidade que faz referência ao recém canonizado São José de Anchieta, jesuíta reconhecido historicamente pelo trabalho missionário no Brasil.
A solenidade aconteceu durante a missa celebrada pelo Padre Tiago Rebello, no Poço Bento, junto ao pároco Padre Ernande Nascimento com a presença da sociedade civil e de autoridades do município.
"Não poderíamos deixar passar esse momento tão importante para a nossa cidade, em parceria com os Correios, e que tem a marca de São José de Anchieta. Como mencionado durante a missa, a sociedade precisa de bons exemplos como os do santo e, com o apoio da igreja, presenteamos a população com o selo do aniversário de Magé", destacou o prefeito Nestor Vidal, que entregou uma placa com a réplica do selo comemorativo ao pároco do primeiro distrito.
A placa do selo comemorativo será instalada junto ao busto de São José de Anchieta. Agradecido pela homenagem, o pároco também declarou que "a ação já pode ser considerada um marco que abre as comemorações dos 450 anos da cidade, que serão celebrados em 2015".
Representando os Correios, Antonio Marcos Andrade, diretor da Agência Magé, e Leroy Albrile, diretor do Centro de Distribuição local, participaram da cerimônia com os secretários Paulo Vaz (Governo), Aldecir Ribeiro (Planejamento), Leandro Vidal (Meio Ambiente), Ronaldo Gonçalves (Transportes), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Araújo Porfírio (Manutenção Pública), o chefe de gabinete José Carlos Faria, e o diretor da Comissão Permanente de Licitação, José Luiz Rosa Ponte, além do presidente da Câmara Municipal Rafael dos Santos Souza, o Rafael Tubarão, e o vereador Diarone Leite.
Curiosidades
Para retratar a relação da cidade com o santo, os Correios desenharam no selo o Poço Bento, um dos principais pontos de visitação, que recebe peregrinos de diversos locais, e à frente a imagem do Padre José de Anchieta.
O Poço Bento é um dos milagres atribuídos à intercessão do santo. Diz a história que, durante suas orações, surgiu um jato d'água que se tornou fonte abundante de água, no buraco formado por seu cajado. Até hoje muitos romeiros visitam o local para beber da água.
O Padre José de Anchieta, recém canonizado pelo Vaticano, também dá nome ao Palácio onde está instalada a sede do Governo Municipal de Magé. E o próprio prefeito revelou que o Palácio Anchieta foi batizado em homenagem ao missionário por seu pai, Alcyr Vidal, quando exercia o cargo de vereador.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA