quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tecnologias do Rio Rural estimulam produção agroecológica no Norte

Produtores adotam o cultivo sustentável e comemoram os bons resultados no campo


As novas tecnologias desenvolvidas pelo programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, estimulam a produção agroecológica no Norte Fluminense. Em São João da Barra, produtores que participam de pesquisa sobre cultivo protegido em mandala adaptada do programa comemoram as mudanças na qualidade de vida e no trabalho.

Em seu sítio, na localidade Folha Larga, o agricultor Sebastião Rangel, 46 anos, tem uma das seis mandalas montadas no município através de uma parceria público-privada. Há nove meses, ele passou a produzir o Agrobio, um fertilizante natural desenvolvido pelo Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica da Pesagro-Rio.

- Os clientes sabem que não uso nada químico e gostam mais dos produtos - disse Sebastião.

A agricultora Leilça Almeida, 53 anos, conquistou, há nove meses, o sonho de ter o próprio negócio com a mandala montada em sua propriedade, na localidade Sabonete.

- Agora, ganho mais e estou protegida do sol - afirmou a agricultora.

O pesquisador José Márcio Ferreira, da Pesagro-Rio, explica que a técnica consiste em incentivar o cultivo em hortas circulares, que propiciam o melhor aproveitamento do espaço e um elevado enriquecimento do solo com material orgânico. A cobertura é feita por meio de uma tela que diminui em 50% o calor e a incidência do sol.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA