quinta-feira, 1 de maio de 2014

Samu de Cantagalo será inaugurado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai inaugurar, nesta sexta-feira, 2 de maio, às 11 horas, no prédio anexo à Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi habilitada pelo Ministério da Saúde no último dia 25 de abril, após as obras de adaptação do local e implantação de toda a infraestrutura, realizadas pela Prefeitura.
A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será realizada pela base do Samu em Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana fluminense. Dos 16 municípios que compõem a área, apenas seis estão implantando o sistema: Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e Cachoeiras de Macacu (este último, agora, integrante da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, embora ainda integrante da central reguladora de Petrópolis).
O Samu funcionará 24 horas por dia atendendo a chamadas de urgência para atendimentos, preferencialmente, em domicílios, mas também poderá auxiliar o Corpo de Bombeiros, conforme informou a coordenadora do Samu, no município, enfermeira Jacinta Medeiros. Ela também disse que a equipe é formada por quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que já receberam os treinamentos adequados.
Para o prefeito Saulo Gouvea (PT), o Samu é uma grande conquista da sua gestão e representa mais um grande avanço no sistema de saúde e de atendimento médico de urgência no município, que, agora, também conta com o sistema de gestão plena no Fundo Municipal de Saúde, implantado desde outubro do ano passado e que, em pouco tempo, fará com que a população sinta a diferença no atendimento, na agilidade dos serviços e na significativa melhoria da infraestrutura do setor.
O secretário municipal de Saúde, Alan Barros, entusiasmado com o novo serviço, disse que a base descentralizada será um grande reforço para os atendimentos de urgência, desafogando o Corpo de Bombeiros, por exemplo, que, muitas vezes, recebe chamadas que poderiam ser atendidas por uma equipe do Samu. “Essa triagem e o acionamento de um ou outro serviço ficarão a cargo da central reguladora de chamadas, em Petrópolis, que mobilizará o mais próximo, o serviço mais adequado ou mesmo um ou outro em auxílio”, declarou o secretário.

Base descentralizada está instalada no prédio anexo à Secretaria
 de Defesa Civil e Trânsito e funcionará em plantão de 24 horas
Foto: Alan Barros


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA