quarta-feira, 23 de abril de 2014

Paróquia posta foto em rede social e falso padre é desmascarado

No último sábado (19), os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, foram surpreendidos com a notícia de que o padre que visitava a cidade há uma semana era um falso sacerdote e que já havia aplicado golpes em dioceses no estado de São Paulo.
Foi através de uma das redes sociais mais acessadas no Brasil que o falso padre foi desmascarado. O atual pároco, Ramyro Armond, cuida pessoalmente da página que promove horário de missas, confissões e eventos, a fim de atrair os católicos e prestar serviço à comunidade.
Durante os ritos da Páscoa, algumas fotos com a participação do falso padre, chamado de Ricardo, foram postadas na rede social. Paróquias de São Paulo que seguiam a página e que teriam sofrido com os golpes do falso padre reconheceram o farsante através das fotografias e alertaram a diocese de Campos dos Goytacazes, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
“Padre Ricardo” também possuía uma conta na rede social e foi através dela que ele chegou até a página da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Na conta pessoal dele, que foi desativada, haviam fotos de celebração de missas e concelebração na companhia de Bispos e Arcebispos de São Paulo, de acordo com informações do padre Ramyro. Ricardo dizia ter nascido em Curitiba e que estaria de folga no período da Páscoa, podendo assim, viajar e conhecer Laje do Muriaé. A ajuda em uma das épocas em que a igreja mais trabalha foi aceita pelo pároco.  
Segundo o Bispo titular de Campos, Dom Roberto Ferreria Paz, foram estas fotos que confundiram os párocos de Laje do Muriaé e Porciúncula, cidade vizinha que também trabalhou em conjunto com o falso padre. Além da notável influência de Ricardo, percebida através das fotos, o talento frente às celebrações e domínio da liturgia chamavam a atenção e afastavam qualquer possibilidade de desconfiança.
Logo após saber da mentira, os padres do Noroeste denunciaram o farsante acionando a polícia. Ele foi detido e encaminhado para a 138ª Delegacia de Polícia em Laje do Muriaé. De acordo com a inspetora responsável pelo caso, o falso padre apresentou identidade como membro do clero, foi ouvido e liberado. O delegado responsável, Henrique Lobato, entendeu que não houve crime, tendo em vista que o falso padre não aferiu vantagem com o cargo que lhe foi confiado. Com o nome apresentado na identidade, a polícia não encontrou registro de passagem por crimes.
De acordo com a Diocese, uma circular será encaminhada para todos os bispos do Brasil, com um relatório contendo fotos e características do falso padre Ricardo. Eles esperam que, desta forma, outras pequenas paróquias e fiéis não sejam enganados. No tempo em que esteve em Laje do Muriaé, o falso padre chegou a ouvir confissões.

Falso padre celebrando uma missa em Laje do Muriaé (Foto: Reprodução/Facebook)

G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA