sábado, 8 de março de 2014

Internautas sugerem duplo sentido em peça publicitária do Dia da Mulher

A imagem da campanha do Dia Internacional da Mulher no site da Prefeitura de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, causou polêmica nas redes sociais e entre moradores da cidade. A imagem com o numeral oito e uma tarja sugere um formato fálico, segundo os internautas. Ao lado, a mensagem: "Os Direitos da Mulher não são uma Fantasia". O material foi publicado nesta sexta-feira (7), na página da prefeitura de Macaé. Giorgio Galli, de 44 anos, é ilustrador e designer e ficou surpreso quando viu que a imagem era divulgada no site oficial de uma prefeitura. 

''Primeiro vi a logo em uma publicação no Facebook e achei engraçado. Os cometários, porém, eram muito agressivos, e resolvi não compartilhar. Fui então checar se era verdade, e acessei o site da prefeitura. Minha surpresa foi ver que era mesmo verdade... Achei que faltou, no mínimo, um pouco de bom senso na hora da criação. Como trabalho com design gráfico e ilustração, compartilhei para que meus colegas pudessem avaliar também o desenho'', declarou o profissional que também é professor de histórias em quadrinhos.
Logo que publicou a imagem na página pessoal, o designer começou a receber vários comentários de pessoas de todo o Brasil. Em pouco tempo, a foto tinha mais de mil compartilhamentos. Uma das internautas que ficou sabendo do episódio pela foto publicada por Giorgio Galli foi a professora universitária Heloiza Reis, de 41 anos.
''Fiquei muito impressionada com a irresponsabilidade dessa imagem, ainda mais porque representa uma campanha social. A Prefeitura de Macaé ficou muito mal nessa história. E acho que deveriam rever todo o processo de conceito, planejamento, criação de suas campanhas. Passa a ser um desserviço público, pois tira totalmente o foco sério e importante da campanha para virar chacota em rede social'', disse a professora, que também é Relações Públicas.
''Costumo olhar essas coisas com bom humor. Não chega ser uma tragédia. A intenção da campanha foi das melhores, não tenho duvidas, mas faltou atenção no processo. Desde a criação, até a aprovação. Enquanto houver desatenção, a gente faz piada e se diverte", declarou o jornalista Diogo Reis, de 24, que também ficou sabendo do acontecido.
A assessoria da Prefeitura foi questionada sobre o assunto, e divulgou nota onde "lamenta que a divulgação da programação relativa ao Dia Internacional da Mulher tenha sido interpretada como ofensiva. Não houve, em momento algum, intenção de ofender as mulheres, ou de fazer ironia com uma data tão significativa em todo o mundo".
Internautas dizem que imagem de campanha tem
segundo sentido (Foto: Reproduçao / Internet)

Arte foi publicada no site oficial da prefeitura de Macaé(Foto: Reproduçao / Internet)

G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA