sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TOMÓGRAFO MÓVEL CHEGA AO NOROESTE FLUMINENSE

Previsão é atender 450 pacientes e realizar 500 exames

O serviço de Tomógrafo Móvel da Secretaria de Saúde chegou nesta quinta-feira (16/1) ao município de Miracema. Instalado na Praça Ari Parreira, no Centro, o equipamento também atenderá à demanda de mais 13 cidades do Noroeste: Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Laje de Muriaé, São José de Ubá, Italva e Cardoso Moreira. A unidade itinerante permanece na cidade até 1° de fevereiro. A previsão é atender 450 pacientes e realizar 500 exames.
 

O atendimento no município será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 15h. O Tomógrafo Móvel tem capacidade para realizar 70 exames por dia.
 

Criado em 2009, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios, levando a possibilidade de tratamento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O segundo equipamento adquirido pelo Estado está em Barra Mansa, no Médio Paraíba, até 25 de janeiro. Os dois equipamentos já atenderam 64. 274 pacientes e realizaram 84.624 exames.
 

Agendamento


Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe estas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
 

O tomógrafo móvel foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há este tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia. 

Ascom da Secretaria de Saúde

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA