sábado, 25 de janeiro de 2014

Guapimirim fica entre os trinta melhores projetos no Prêmio “SEBRAE Prefeito Empreendedor”



Realizado a cada dois anos, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é um reconhecimento estadual e nacional dos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas as micro e pequenas empresas.
 
O projeto desenvolvido pelo município visa implantar a primeira Feira de Produtos Orgânicos no Centro de Guapimirim. A ideia surgiu no intuito de desenvolver a área rural do município transformando a Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Amigos da Micro-Bacia Fojo (AFOJO) em cooperativa. Entre os produtos cultivados que fazem parte do projeto estão: o café, o palmito e o mel de abelha.
 
Com a implantação do projeto a realidade dos produtores rurais do município já mudou. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Agricultura antes havia produtores desmotivados, com pouca tecnologia produtiva, não tinham visão de comercialização, pois, viviam nas mãos dos atravessadores e nem tinham incentivos dos órgãos públicos e privados. Já hoje a realidade é outra, tanto que, a associação do AFOJO está constituída e conta com 14 produtores certificados, todos com posse da Declaração de Aptidão ao PRONAF.
 
Além disso, atuam na Feira que acontece dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ano passado participaram da venda para merenda escolar e possuem uma fabrica de caldas e adubos naturais que são usados entre as terras dos associados e vendidos para diversos produtores da Região Serrana.

Atualmente as plantações de café no município já
ultrapassam
 os trinta e cinco mil pés.
Participaram do encontro o prefeito Marcos Aurélio e a
 secretária de Agricultura Marlene Rodrigues.
Ascom Guapimirim

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA